quinta-feira, 13 de março de 2008

Elogio ao feminino

Confesso que não tive tempo de postar no dia 8 de Março, data legítima de comemoração do dia da mulher. A continuar com confissões, admito que também me questionei sobre a pertinência da existência de 1 dia no calendário para a mulher...será lugar comum adiantar que estes dias deveriam ser comemorados diariamente e não apenas como data "sacralizada" por um ritual de agenda mediática e politica. Estarei eu a confundir situações, aspectos e a inverter as plausibilidades das reivindicações de um grupo social historicamente discriminado?! Não creio, e de facto longe de mim está essa intenção, apenas gostaria que a reflexão sobre as desigualdades e falta de paridade entre sexos se alargasse aos restantes 364 dias do calendário anual, sobre a forma da concessão de direitos mais amplos na esfera do trabalho, por exemplo. Penso nas acrobacias diárias que muitas mães trabalhadoras realizam nos seus quotidianos, e que suplantam os actos heróicos, as defesas patrióticas das liberdades ou o glamour trágico, pintados nas biografias de algumas figuras públicas que a comunicação social evoca, repetitivamente , ano após ano, nas comemorações deste dia! Pois ...me dirão que a foto que aqui acompanha este comentário, também não ilustra a condição das rotinas femininas, o que é certo e certíssimo e, concerteza interessante e revelador que a própria imagética sobre a Mulher é sempre fortemente encorpada por uma série de signos representativos de arquétipos (ora complementares ora conflituais) e que neste quadrante valorativo seja dificil a mulher real, eu, nós, todas (ao contrário daquela idealizada) se afirmar como identidade reconhecida. Engrenagem civilizacional....diria talvez um Elias em tom humorístico e leve :) A ler brevemente: "A Terceira Mulher" de Lipovetzki Mas muito importante, aliás mais que simplesmente importante: um grande beijo e abraço para duas mulheres muito importantes na minha vida: a minha mãe e a minha avó Celeste:). Outro grande beijo para todas as minhas amigas, pois elas são talvez as irmãs que eu nunca tive ;) e para quem nem sequer imagina que também tem lugar aqui*. (Espero que a pulga não se lembre de comentar isto lol). P.S. na foto a Nasstaja Kinsky, no pós "Cat People" , fotografada pelo Avedon.

Sem comentários: